ATPS CIENCIAS 13 04 15
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DE CIÊNCIAS MARÍLIA
MARÇO/2015
OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO
DA CIÊNCIAS.
O ensino de ciências naturais, ao longo de sua história na escola, tem se orientado por diferentes tendências, que ainda hoje se expressam nas salas de aula.
Concretizam as intenções educativas em termos de capacidade que devem ser desenvolvidas pelos alunos ao longo da escolaridade. A decisão de definir os objetivos educacionais em termos de capacidade é crucial nesta proposta, pois as capacidades, uma vez desenvolvidas podem se expressar numa variedade de comportamentos. O professor, consciente de que as condutas diversas podem estar vinculadas ao desenvolvimento de uma mesma capacidade, tem diante de si maiores possibilidade de atender a diversidade de seus alunos. Para o ensino de ciência naturais é necessária a construção de uma concepção de ciência, suas relações com tecnologia e com a sociedade.
O ensino da ciência na sociedade atual, o aluno tem necessidade diferente dos alunos de 20 e 30 anos atrás. Além, disso a crise ambiental chama atenção para que os conteúdos dos currículos sejam elaborados conforme as transformações sociais, e aproxima o aluno com ambiente a fim de compreender uma natureza com intervenção humana.
Nos últimos anos comenta-se muito sobre a importância da alfabetização em ciência e a necessidade dela ser um processo de educação permanente além do espaço escolar.
DESIGUALDADE SOCIAL E PROBLEMAS AMBIENTAIS
RELACIONADOS A METODOLOGIA DE CIÊNCIAS www.unifal.mg.edu.br/sustentabilidade/node/71 observatoriodasmetropoles.net/obs/index.php?option=com_content&id=1306:desigualdades-economicas-e-vulnerabilidade-socioambiental-nametropole
https://isape.wordpress.com/page/2
www.rededemocratica.org/index.php/option=com_k2&view=iten&id=2137:não-é-possivel-cumprir-agenda-ambiental-sem-derrotar-a-lógica-de-exclusão-do-capitalismo
A