ATPS Ci Ncias
Passo 2
As crianças têm muitas perguntas sobre o mundo e é muito importante que essa vontade de explorar seja incentivada e desafiada.
Quem convive com crianças em casa ou da aula para as séries iniciais do Ensino Fundamental não tem dúvida: para os pequenos, perguntar é uma necessidade.
Os professores deveriam aproveitar esses questionamentos das crianças para poder potencializar a didática da classe, podendo entrelaçar outras matérias ao mesmo tema.
O trabalho com ciências exige que se respeitem as especificidades da faixa etária, mas, diferentemente do que muita gente pensa, isso não significa substituir os termos científicos por termos infantilizados.
Para um bom trabalho cientifico deve-se escolher um problema, de preferência que a turma conviva no dia- dia, pois ela precisa estar consciente do que está acontecendo. Depois criaremos hipóteses para entender como esse problema ocorreu. As crianças têm que realizar experimentos para comprovar se as hipóteses são reais ou não. Após os experimentos as crianças anotaram as suas observações para que no final possa chegar a uma conclusão.
Todas essas etapas (problema, hipóteses, experimentos, anotações e conclusão) fazem com que a criança participe dos problemas e das descobertas do mundo ao seu redor, conscientizando sobre a importância do seu papel no mundo.
O papel do educador é transformar uma simples indagação em situação-problema, em que a turma põe em jogo seus conhecimentos por meio de uma série de procedimentos para chegar à resposta e aprender o conteúdo desejado.
Hoje em dia a ciência está cada vez mais presente e as crianças mais questionadoras, isso faz com que possamos explorar mais o conhecimento de cada uma, tornando-a participativa em todos os processos da descoberta.
Faculdade Anhanguera de Limeira
Curso de Pegagogia FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DE CIÊNCIAS
ATPS - FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DE CIÊNCIAS
Nomes: Andriéle M. Lisardo