ATPS Ci ncias Sociais
Passo 1,2 e 3
Trabalho, Consumo e Sociedade
No mercado de trabalho existe a população economicamente ativa (PEA), que é representada pela população trabalhadora em idade ativa incluindo os desempregados. Toda população, exceto os estudantes, aposentados e trabalhadores que desenvolvem atividades não remuneradas, integra a PEA.
A PEA é distribuída em três setores da economia: primário, secundário, e terciário, atualmente o setor que mais emprega é o terciário que envolve a prestação de serviço e comércio.
O desemprego é um fato que ocorre quando a oferta de vagas é menor que a procura pelo emprego. O desemprego divide-se em: desemprego conjuntural, estrutural ou desemprego tecnológico. Infelizmente ainda existe o trabalho infantil realizado por crianças menores de 16 anos, trabalho este considerado escravo. No Brasil o trabalho é permitido somente a partir dos 14 anos, sendo aprendiz da futura profissão, desta forma as crianças e jovens não ficam privados dos direitos da infância como lazer e estudos.
Também considerado irregular o trabalho informal gera grandes problemas, pois esses trabalhadores deixam de recolher impostos, não garantindo benefícios previstos pelas leis trabalhistas, como o direito à aposentadoria, férias remuneradas, etc. Dessa forma também acarreta a diminuição de impostos recebidos pelo governo nos quais poderiam investir em saúde, educação, entre outros.
Se tratando de sociedade e desenvolvimento, podemos destacar a concentração de renda em que o alto poder aquisitivo é concentrado com a minoria na sociedade, típico de países não desenvolvidos. PIB produto interno bruto, é a soma de todos os valores gerados no país durante um ano. Esse índice reflete o desenvolvimento econômico da nação, diferente da renda per capita, que é o somatório das rendas de toda a população em um ano dividido pelo número de habitantes do país. O resultado representa a quantia em dinheiro que cada um receberia caso a renda nacional fosse dividida