Atps calculo
DEFINIÇÃO DE LIMITES
Definimos lim f(x) como sendo o número L (se existir) tal que qualquer que seja ϵ > 0 (tão pequeno quanto queiramos), existe um δ > 0 (suficientemente pequeno) tal que, se x – c < δ e x ≠ c, então f(x) – L < ϵ ou seja limite é usado para descrever o comportamento de uma função à medida que o seu argumento se aproxima de um determinado valor. → quanto maior o valor i, mais próximo de L serão os termos da sequência. Neste caso, dizemos que o limite da sequência é L.
PROPRIEDADES
Propriedade 1
Propriedade 2
Propriedade 3
Propriedade 4
Propriedade 5
Propriedade 6
Propriedade 7
Propriedade 8
CONTINUIDADE DAS FUNÇÕES
Uma função f(x) é dita ser contínua em um ponto de seu domínio se: Observa-se que esta definição exige que o limite à esquerda exista assim como o limite da direita e que a função esteja definida no ponto com o mesmo valor de limite para o ponto.
LIMITE NO INFINITO
Limite no infinito significa um valor elevado para x quando queremos saber o quanto esse número ficaria perto do valor L ou seja, a expressão x (x tende para infinito) significa que x assume valores superiores a qualquer número real e x (x tende para menos infinitos), da mesma forma, indica que x assume valores menores que qualquer número real. , ou seja, à medida que x aumenta, y tende para zero e o limite é zero. , ou seja, à medida que x diminui, y tende para zero e o limite é zero. , ou seja, quando x se aproxima de zero pela direita de zero ou por valores maiores que zero, y tende para o infinito e o limite é infinito. , ou seja, quando x tende para zero pela esquerda ou por valores menores que zero, y tende para menos