atps banco de dados
Aula-tema: SQL: Procedures, SQL: Triggers.
Esta atividade é importante para você aprender a criar procedures e triggers para realizar a programação no banco de dados.
Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.
Passo 1 (Aluno)
Fazer uma pesquisa no livro texto ou nos livros complementares da disciplina sobre os fundamentos para criação e utilização de Triggers e Procedures. Em seguida, elaborar um tutorial mostrando os procedimentos para programar procedures e triggers. O tutorial deve conter pelo menos cinco páginas.
Bibliografia Complementar
• HEUSER, Carlos Alberto. Projeto de Banco de Dados. 6ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.
• DATE, C. J. Introdução a Sistemas de Bancos de Dados. 8ª ed. Rio de Janeiro: Campus - Elsevier, 2004.
• ELMASRI, Ramez; NAVATHE, Shamkant (orgs.). Sistemas de Banco de Dados. 4ª ed. Rio de Janeiro: Pearson - Addison Wesley, 2005.
Sites sugeridos para pesquisa
• Triggers e Procedures (Capítulos 38.9 e 38.10) para PostgreSQL. Disponível em: . Acesso em: 03 abr. 2013.
• Procedures e Triggers (Capítulos 19.2 e 19.3) para MySQL. Disponível em: . Acesso em: 03 abr. 2013.
Passo 1
Neste tutorial iremos abordar sobre os fundamentos para a criação de uma trigger e e procedore.
Mas no caso o que seria uma procedure e um conjunto de rotinas a ser executado.
Um procedimento consiste em um conjunto de declarações agrupadas como uma unidade para solucionar um problema especifico ou executar um conjunto de tarefas relacionadas um procedimento é criado e armazenado de uma forma compilada no banco de dados e pode ser executado por um ou mais usuários ou por um aplicativo de banco de dados.
Uma procedure é um grupo de comandos SQL que executam uma determinada tarefa ao contrários de uma trigger que é executada automaticamente quando um evento de disparo ocorre uma procedure precisa ser chamada a partir de um programa ou ser executada manualmente por um usuário uma procedure pode ser