ATPS - Anhaguera - Sistemas Operacionais
Anhanguera
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Sistemas Operacionais
Conceitos básicos SO: hardware e software, concorrência.
Prof. Kleber Silva Divino
Santo André, 24 de abril de 2012.
Sumário
Introdução
“O conceito de computação” em nuvem (em inglês, cloud computing) refere-se à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade.
O armazenamento de dados é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas x ou de armazenar dados. O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, através da Internet - daí a alusão à nuvem. O uso desse modelo (ambiente) é mais viável do que o uso de unidades físicas.
Num sistema operacional disponível na Internet, a partir de qualquer computador e em qualquer lugar, pode-se ter acesso a informações, arquivos e programas num sistema único, independente de plataforma. O requisito mínimo é um computador compatível com os recursos disponíveis na Internet. “O PC torna-se apenas um chip ligado à Internet — a “grande nuvem” de computadores — sendo necessários somente os dispositivos de entrada (teclado, mouse) e saída (monitor)”.
Glide OS
O aplicativo funciona através de cadastro, usuário senha para permitir acesso ao sistema online, para cada aplicativo é aberto uma na página (guia). O sistema Glide OS oferece diversas pastas para que um arquivo seja salvo de acordo com a sua extensão, porem o glide só salva no diretório “docs.” não sendo possível salva-lo no diretório “desktop”.
Ele só possui uma opção de idioma o Inglês, sua interface é semelhante ao do Windows da Microsoft.
As vantagens, disponibiliza 30 GB para até 6 usuários na versão gratuita, para quem é assinante do sistema Glide OS é cobrado um valor mensal US$4,95