ATPS Analógica
Passo 1
Diodo Zener (inversamente polarizado)
A curva característica do diodo zener é da seguinte forma, através dela é possível o estudo das diferentes regiões de operação do mesmo. Ela exibe o comportamento do dispositivo nas regiões direta e reversa e os valores de tensão e corrente para cada ponto da faixa de operação, os díodos zener são definidos pela sua tensão de zener (Vz) mas para que possa existir regulação/estabilização de tensão aos seus terminais a corrente que circula pelo díodo zener (Iz) deve manter-se entre os valores de corrente zener definidos como máximo e mínimo, pois se é menor que o valor mínimo, não permite a regulação da tensão e, se é maior, pode romper a junção PN por excesso de corrente. Quando um díodo zener trabalha na zona de ruptura, um aumento na corrente produz um ligeiro aumento na tensão. Isto significa que o díodo zener tem uma pequena resistência que também é denominada impedância zener.
As características técnicas que devem ser respeitadas para que o diodo zener não queime e nem ocorra um curto-circuito ou abertura da junção são:
TENSÃO ZENER: É o valor de tensão no qual o diodo zener entra em condução, quando polarizado reversamente. Os valores de tensão são padronizados pelos fabricantes.
POTÊNCIA ZENER: É a potência que o diodo zener pode dissipar, quando percorrido pela corrente reversa. Seu valor é expresso pela fórmula Pz = Iz.Vz, No mercado são comuns diodos zener com potências zener entre 400mW e 1W.
COEFICIENTE DE TEMPERATURA: A tensão zener se modifica pela ação da temperatura, a tensão pode subir ou descer com o aumento da temperatura, porém em faixas de valores pequenos.
TOLERÂNCIA: É o valor da tensão zener em relação à tensão zener especificada pelos fabricantes.
CORRENTE ZENER MÁXIMA: Máximo valor de corrente que o diodo zener suporta, quando em condução na polarização reversa. Iz máx = Pz / Vz. É aconselhável que se utilize 70% do seu valor máximo.
CORRENTE ZENER MÍNIMA (Iz mín): Mínimo valor de