atps algoritmo
ETAPA 01
Noção de Algoritmos
Algoritmo é um conjunto de ações com propriedades especiais e específicas e com algumas estruturas padrões para controlar a ordem na qual as ações são realizadas, tendo como propriedades ações simples e bem definidas (não ambíguas), sequência ordenada de ações e uma sequência finita de passos constituindo soluções computacionais ou reais.
Pseudolinguagem
A transposição de problemas do universo real para o computacional é expressa na forma de algoritmo na linguagem natural fundamentalmente, porém algoritmos computacionais requerem um nível de detalhamento próximo da linguagem computacional, representando comandos realizados pelo computador.
As pseudolinguagens têm a função de aproximar algoritmos computacionais da linguagem natural, tornando possível postergar detalhes para a modelação do algoritmo na linguagem executável do computador, demonstrando grande flexibilidade.
Dentro das pseudolinguagens podemos citar o Portugol, que permite o pensamento no problema em si e não no equipamento que executa o algoritmo. Devemos atentar a importância da sintaxe (em relação à forma) e a semântica (em relação ao conteúdo ou seu significado).
Estrutura de um programa
A construção do algoritmo possui dois conceitos básicos e fundamentais que são: memória (estruturas de dados) para manipulação de informações, e algoritmo (estruturas de controle)
para manipulação de ações. Estes conceitos são representados na linguagem de programação através de variáveis (para representar a memória) e ações ( para expressar a solução na forma algorítmica).
Algoritmos são sequências de comandos especiais com estrutura de controle, um comando bastante importante é o comando de atribuição, utilizado para atribuir conteúdo a variáveis.
- Primeiramente o algoritmo é iniciado, preparando um ambiente para a execução do