Atps algebra - anhaguera
2. INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINERES – PÁGINA 4
2.1 Equações Lineares. – PÁGINA 4
2.2 Sistemas lineares. – PÁGINA 5
2.3 Matrizes aumentadas – PÁGINA 5
3. OPERAÇÃO ELEMNETARES SOBRE LINHAS – PÁGINA 6
3.1 Matrizes operações matriciais – PÁGINA 6
3.1 Matrizes operações matriciais – PÁGINA 6
4. A FUNÇÃO DETERMINANTE – PÁGINA 8
4.2 Permutações de Quatro Inteiros – PÁGINA 9
4.3 Contando Inversões – PÁGINA 10
4.4 Classificando Permutações – PÁGINA 10
4.5 Produtos Elementares – PÁGINA 11
4.6 Produtos Elementares com Sina – PAGINA 12
5. DETERMINANTES – PÁGINA 12
1.MATRIZES E DETERMINANTES
Girolamo Cardano, em Ars Magna (), dá uma regra para a solução de um sistema de duas equações lineares que ele chama de regulamentação de Modo. Esta regra dá o que é essencialmente a regra de Cramer para resolver sistemas lineares.
Muitos resultados da teoria padrão de matrizes elementares apareceram pela primeira vez muito antes das matrizes serem objetos de investigação matemática. Por exemplo, de Witt em seus Elementos de Curvas, publicado como parte dos comentários sobre a versão latina de da Geométrie de Descartes, mostrou como uma transformação de eixos rediuz uma equação dada para uma cônica a transforma na forma canônica. Isso equivale a diagonalização de uma matriz simétrica, mas de Witt nunca pensou nesses termos.
A ideia de um determinante apareceu no Japão e na Europa quase simultaneamente, embora o matemático Seki no Japão publicou suas ideias antes. Em Seki escreveu Método de Resolver os Problemas Dissimulados que contém métodos matriciais escritos como tabelas exatamente do jeito que os métodos chineses acima foram construídos.
Sem ter qualquer palavra que corresponda a "determinante" Seki ainda introduziu determinantes e deu métodos gerais para o seu cálculo com base em exemplos. Usando seus "determinantes" Seki foi capaz de encontrar os determinantes de ordem e aplicou-os na resolução de