ATPS AIDA
O desenvolvimento social auxilia na identificação de habilidades sociais, podendo este aprendizado ocorrer em diversos campos, família, instituição escolar e demais grupos, em todas as faixas etárias as crianças expressam sentimentos, emoções e atitudes.
Com base na tabela realizada, constatamos que dentre outras competências a competência social que uma criança de dois anos de idade mais apresenta é a imitação, seja ela no contexto escolar, familiar ou outro grupo social que esteja inserida. Após analise temos como exemplo em uma sala de aula de um centro municipal de educação infantil o professor realiza como rotina todos os dias para melhor fixação dos alunos as leituras coletivas dos numerais, vogais e alfabeto fixado na parede exposto na sala, em uma manha após a leitura o professor distribui brinquedos para os alunos realizarem a atividade e se depara com uma aluna imitando o professor a realizar a leitura dos numerais na sequencia correta.
Como seres humanos para o melhor desenvolvimento cognitivo e social temos a necessidade de incentivo e motivação o professor deve saber lidar com as emoções dos alunos demonstrando a eles reação de aprovação de sua atitude elogiando para que continue a fazer, pois esta correta, para Piaget A imitação, como os demais processos cognitivos, não é inata para Piaget, e, ela mesma, sofre um processo de transformações, a partir da ação do sujeito sobre os objetos do meio, durante os seis estágios do período sensório-motor. Só ao final deste último a ação se torna interiorizada, é dublada pela representação ou se “reapresenta