ATPS ADMINISTRA O DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
Curso de Administração
Disciplina: Administração de Micros e Pequenas Empresas
OSASCO
MAIO / 2015
Sumário
INTRODUÇÃO - 1 -
1.1. Definindo micro e pequena empresa - 2 -
1.2. Os desafios de micro e pequeno empreendedor - 3 -
1.3. Quanto aos riscos de abrir um novo negócio - 4 -
2. Estrutura de capital da empresa - 5 -
2.1. Elementos da estrutura de capital - 6 -
2.2. Como administrar e a importância do capital de giro da Micro e Pequena Empresa - 6 -
3. Custeio variável e sua importância na tomada de decisão sobre o Mix de Produtos - 7 -
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS - 8 -
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS - 9 -
INTRODUÇÃO
A participação das micro e pequenas empresas na economia brasileira vêm assumindo a cada ano grande importância econômica no cenário empresarial. Estas empresas têm um papel importante na economia do país, além de serem geradoras de empregos e renda.
Micro e pequenas empresas (MPE’s) representam 98% do total de empresas no Brasil, e respondem por mais de dois terços das ocupações do setor privado. Estima-se que em 2015 o Brasil chegue a ter 8,8 milhões de micro e pequenas empresas, representando um aumento de 76% ao número existente hoje, SEBRAE (2010). Ao iniciar uma citação abre aspas e fecha aspas, para saber onde começou e onde terminou. Ok?
Assim, este trabalho volta-se para o empreendedorismo de micro e pequenas empresas no Brasil. Estas habilidades foram escolhidas devido a sua grande representatividade e importância no País. As diferentes motivações que levam as pessoas empreenderem um micro ou pequeno negócio também estão aqui abordadas, o que se relaciona muitas vezes ao perfil do empresário que estará à frente dos negócios.
No atual cenário econômico mundial, onde as empresas buscam a todo o momento diferenciar-se, modernizar-se, o papel do administrador também evoluiu. Esta empresa requer, cada vez mais, profissionais dotados de certas habilidades e competências