ATPS ADMINISTRA O DE MATERIAIS completo com figuras
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
POLO – PROMISSÃO / SP
TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
4.º SEMESTRE
Administração de Materiais
AllineMunerato - RA: 422224
Deiner Francisco – RA: 422351
Felipe Norberto – RA: 422405
Marcos José – RA: 422562
Silvia Munerato – RA: 422800
Tutora Presencial: Ana Maria Leonardo Calderero
Promissão / SP.
Data: 19/09/2014
INTRODUÇÃO
Nas décadas dos anos setenta, as empresas não davam muita atenção para as compras de matérias-primas e sua administração de materiais. Tinham valores relativamente baixos, considerando todo o sistema de produção industrial. Foi nesta época que os compradores ganharam fama de serem corruptos, pois muitos sujavam a imagem de suas categorias, obtendo vários tipos de ganhos pessoais de fornecedores, para facilitar fechamentos de compras, já que havia pouca fiscalização e auditoria nas empresas. Naquela época, os compradores de uma maneira geral, não tinham uma formação de nível superior e não tinham um salário considerado bom. Talvez por isso, muitos tentavam tirar proveito da situação e obter ganhos a parte (bens matérias e comissões em cima do que compravam), com isso eles tinham todo o controle da situação.
No final dos anos setenta, a situação foi se modificando. Acabou aquela fase de vamos produzir à vontade, fazer altos estoques e depois deixar para o departamento de Vendas se ferrarem e correr atrás para vender tudo. Desde então começou uma nova crise.
Foi nesta época que o conceito da logística começou a surgir lentamente nas empresas, pois necessitavam ter um controle da situação momentânea. Nesta fase, onde qualquer ganho conseguido com economia dos custos era importante, comprar e administrar os materiais passou a ser tão importante como as vendas da empresa. Foi uma época de "Inovação" nos departamentos de Compras. Muitos funcionários foram dispensados e até o departamento inteiro, em muitas empresas.
Começou a se formar uma nova mentalidade com profissionais de