atps adm
Em 1950, no Japão, para combater às causas e desperdícios, a equipe de Kaoru Ishikawa criou a Regra dos 5 S. A denominação vem das cinco atividades em ação contínua (tem princípio, mas não tem fim) iniciadas pela letra S:
SENSO
TRADUÇÃO
Seiri
Utilização
Seiton
Ordenação, arrumação, ordem
Seiso
Limpeza, Inspeção, zelo
Seiketsu
Bem-estar, Saúde, conservação
Shitsuke
Autodisciplina, autocontrole, educação
Seiri – Senso da Utilização
Este senso define claramente objetos, documentos e dados em necessários e supérfluos, ou desnecessários. Para o início dessa primeira etapa, é preciso ampla divulgação, todo o time amplamente comprometido e responsável pelo o que será descartado. O descarte tem que ser consciente e há diversas maneiras de análise para auxiliar a separação. Um método prático é o conhecido 5W1H, ou seja: What? (o quê?), Why? (por que?), When? (quando?), Who? (quem?), Where? (onde?) e How? (como?).
Seiton – Senso de Ordenação
Este senso está associado a padronização de rotinas de limpeza, organização de cores, formas, identificação, entre outros. Considerando simplesmente padronização como o estabelecimento dos procedimentos de organização, arrumação e limpeza, para garantir a manutenção dos 5Ss.
Seiso – Senso de Limpeza
Cada pessoa deve limpar a sua própria área de trabalho e, sobretudo, ser conscientizada para as vantagens de não sujar. Visa, principalmente, a criação e manutenção de um ambiente físico agradável. No sentido japonês do termo, o conceito estende-se à limpeza das falhas humanas que são laváveis, isto é, aquelas não muito graves. Ao executar-se a limpeza cuidadosa dos equipamentos, cuida-se de fato, de sua conservação.
Seiketsu – Senso de Bem-Estar
Refere-se à preocupação com a própria saúde nos níveis físicos, mental e emocional. Portanto, além de exercer os três primeiros sensos como forma de melhorar continuamente o ambiente físico de trabalho, a pessoa deverá ter plena consciência dos outros