Atps adm
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma breve discussão sobre a teoria da contabilidade, destacar sua importância e suas aplicações dentro das empresas, contando sua história desde o começo, quando as pessoas descobriram a importância de se registrar quanto recebiam e quanto gastavam para ter o controle dos seus bens. Conhecer sua evolução e suas aplicações contábeis, e entender os métodos e instrumentos necessários, para termos um bom desempenho com o uso de seus cálculos e métodos tanto dentro de empresas como em nosso dia a dia. Aprender seus princípios e como aplicá-los.
A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA CONTABILIDADE
A História da Contabilidade é tão antiga quanto a história da própria civilização. Ela surgiu 6.000 anos a.C. dos povos Sumero-Babilônicos, Fenícios, Egípcios, Gregos, Cretenses, Romanos, etc. A contabilidade passou por uma época chamada "Época Empírica" (6.000 a 1202 a.C.) que se caracterizou pela ausência da sistematização dos registros e pela ausência dos estudos de natureza científica e metodológica.
A Contabilidade surgiu das necessidades que as pessoas tinham de controlar aquilo que possuíam, gastavam ou deviam. Sempre procurando encontrar numa maneira simples de aumentar suas posses. Logo com as primeiras administrações, surge a necessidade de controle, que seria totalmente impossível sem a aplicação dos registros. Os vestígios de contabilidade dos Incas se davam através de nós dados em cordas penduradas, que registravam os seus bens.
No Egito, era anotado a medição e o transporte do trigo. Entre hieroglíficos se encontra a figura de um pastor registrando as suas ovelhas, através de pedrinhas. Pelos achados nota-se que a contabilidade consistia em simples anotações a fim de evitar lapsos de memória, como em relatórios de trocas de bens e serviços. Quando inadvertidamente uma matilha de lobos ataca, e após uma enorme confusão causa um considerável prejuízo, com um misto de raiva e resignação, ele faz a recontagem das