Atps adm financeira e orçamentaria
Segundo ARCHER e D’AMBROSIO (1969 – p.367)
... a função financeira compreende os esforços dispendidos objetivando a formulação de um esquema que seja adequado à maximização dos retornos dos proprietários das ações ordinárias da empresa, ao mesmo tempo em que possa propiciar a manutenção de um certo grau de liquidez.
A administração financeira visa a uma maior rentabilidade possível sobre o investimento efetuado pelos sócios ou acionistas, através da melhor utilização de recursos, de modo geral, escassos. Por isso, todos os aspectos de uma empresa estão sob a ótica da administração financeira. SILVA (2008 – p. 4) “... necessitamos de uma visão completa dos negócios. As atividades das empresas mudaram muito em decorrência de avanços extraordinários na área de tecnologia de informação e na globalização dos negócios.”
Na verdade a função financeira dentro de uma empresa esta diretamente relacionada com a decisão de se fazer um investimento e à decisão de se fazer um financiamento, sem esquecer que estas duas funções principais estão interligadas. Podemos definir:
• Finanças: aplicação de uma série de princípios econômicos e financeiros objetivando a maximização da riqueza da empresa e do valor das suas ações.
• Maximizar riquezas: contribuição para o valor da empresa pela seleção daqueles investimentos que possuem a melhor compensação entre risco e retorno.
O administrador financeiro deve preocupar-se com três tipos de questões:
• Orçamento de Capital: planejamento e gestão dos investimentos de uma empresa em longo prazo. O administrador financeiro procura identificar as oportunidades de investimento onde o valor para a empresa é superior a seu custo de aquisição
• Estrutura de Capital: Combinação de capital de terceiros e capital próprio existente na empresa.
• Administração do Capital de Giro: ativos e passivos circulantes de uma empresa.
Por fim, podemos dizer que a administração financeira tem três objetivos básicos: