Atps - 5 serie - anhanguera
Aula-tema: Estrutura das demonstrações financeiras. Análise Vertical e Horizontal
Do Balanço Patrimonial e da Demonstração de Resultado do Exercício.
Passo 2 (Equipe)
Discutir sobre o material estudado no Passo 1 e escrever um resumo da reunião da equipe, abordando os pontos mais importantes. Este documento deverá ser elaborado em tópicos, destacando cada assunto discutido pelo grupo.
Balanço Patrimonial
Ativo
O ativo é dividido em três partes ativo circulante, não circulante e imobilizados são os direitos da empresa. Ativo circulante: nada mais é do que capital disponível em curto prazo, por exemplo: caixa, banco, clientes, etc. Ativo não circulante: é aquele disponível há um tempo maior que um ano, por exemplo, estoque. Ativo imobilizado é ativo que não estão disponíveis para venda, por exemplo, uma aplicação na bolsa de valores.
Passivo
A estrutura do passivo também é dividida em três partes passivo circulante, passivo não circulante e patrimônio líquido são obrigações da empresa. Passivo circulante: são dívidas da empresa com menos de um ano como exemplo fornecedor, salários, encargos e outros. Passivo não circulante são obrigações da empresa com mais de um ano como exemplo: financiamentos e impostos parcelados com mais de um ano.
Patrimônio liquida é o capital investido pelos sócios e seus direitos como exemplo: reserva de capital, lucro acumulado e outros. O Ativo deve ser sempre igual ao passivo devido todos os recursos do ativo serem investidos pelo passivo. O investimento na empresa pode vir de recursos próprios no caso dos sócios ou de recursos de terceiros financiamentos ou fornecedores os recursos de terceiros são muito perigosos porque a empresa fica muito dependente e o risco financeiro aumenta.
Demonstração de resultado (DRE)
É uma demonstração feita para mostrar os saldos da empresa se ela teve durante o exercício lucro ou prejuízo subtraindo da receita todos os custos e despesas durante determinado período.
Receita