ATPS 3- Historia da Educação e Pedagogia
Estamos inseridos no tempo. O passado não está morto, porque nele se fundem as raízes do presente, o nosso futuro será um dia presente e se tornara passado. O que fazemos hoje é resultado de algo que foi feito ontem, resultado da herança cultural deixada pelos nossos antepassados. Somo seres históricos, e não escapamos disso.
2 – Explique porque a preservação da memória, a reconstituição do passado, o relato dos acontecimentos não é sempre idêntico em todos os tempos e em todos os lugares.
Com o passado construímos a história, relatando seus acontecimentos e ações dos seus indivíduos e fatos relevantes. Porque cada período tem sua historia, no tempo e no espaço. Na maioria das vezes um fato histórico é contado de modos diferentes, vinda de pessoas diferentes que analisaram os fatos de acordo com o seu entendimento e assim formando suas conclusões.
3 – Resumir os quatro argumentos de Antonio Nóvoa, justificando a importância da História da Educação.
A história tem como objetivo em nossas vidas retrata a importância de todos os acontecimentos a nossa volta, que por mais que não sejam fatos que envolvam o mundo todo, ou uma nação são relevantes e refletem em nossas vidas ou ate na cultura de nossas famílias.
Tudo o que vivemos ao longo de nossas vidas faz parte de nossa história e consequentemente nos ajudam a relativizar nossas ideias e as questões do nosso cotidiano tanto em áreas profissionais quanto em áreas pessoais.
E muito importante termos conhecimento histórico armazenado, pois em tudo na nossa vida este conhecimento e necessário. Na vida do educador o conhecimento do passado coletivo da profissão, serve para forma sua cultura profissional e possuir um conhecimento histórico também nos estimula a ter uma atitude critica e reflexiva perante a vida.