ATPS 17 Set
Para Richmond é fundamental para se entender o Serviço Social a inter-relação entre personalidade e o meio social, ou seja, a interação do homem e seu meio.
Entretanto, Fontora, afirma que o serviço social é o conjunto ou técnica que tem por objetivo reajustar a personalidade humana, no sentido de seu pleno desenvolvimento, físico, intelectual, moral, social, com o fim de tornar o homem mais feliz e proporcionar maior bem estar a comunidade. Existem outras definições, contudo podemos dizer que o serviço social é uma atividade destinada a estabelecer por processos científicos e técnicos o bem estar da pessoa humana, seja ela considerada individualmente ou coletivamente.
“Deficiências sociais” é assim que são chamados os problemas sociais que devem ser enfrentados por meios científicos, conforme definição do Primeiro Congresso Brasileiro de Direito Social (1941). Fontora salienta em seu discurso as condições sociais existentes e a correção de falhas existentes na sociedade com a promoção do bem estar. Outros autores além de Fontora consideram a evolução da caridade para uma ação social, destacando a necessidade com a ruptura da visão social com a filantropia, a transformação do assistencialismo em assistencial, com embasamento técnico e científico pa..ra a intervenção social.
A legitimidade do discurso está na construção de uma profissão cristã que promova o ajuste do individuo ao meio e a justiça social, o bem estar com o procedimento técnico cientifico, essa visão da profissão nesse momento usa a questão de adaptação do sujeito