Atps 1 C Pia 2
A carga escolhida na tabela para o projeto do Guindaste foi de 6000 lbf
As principais falha que são calculadas e testadas em ensaios para nos projetos de maquinas mecanicos são:
1-Deformação Elástica
Deformação reversível, sem deslocamentos permanentes de átomos ou moléculas. Após o esforço mecânico, o metal volta à forma e às dimensões originais. Em outras palavras, é o regime de deformação onde não ocorre mudança dimensional permanente, isto é, com o fim do carregamento, o material volta ao estado inicial.
Um exemplo de deformação elástica é a sofrida por uma mola ou elástico quando sujeita a tensões.
2 –Escoamento
Limite de escoamento ou tensão de escoamento é a tensão máxima que o material suporta ainda no regime elástico de deformação, se houver algum acréscimo de tensão o material não segue mais a lei de Hooke (T = K.x) e começa a sofrer deformação plástica (deformação definitiva). Ou seja, é uma regiao especifica do grafico tensao x deformação.
3 Indentação
O teste de indentação muito utilizado para avaliação da dureza superficial em diferentes tipos de materiais. Devido à sua versatilidade, esta metodologia também é utilizada para avaliar diferentes propriedades mecânicas, principalmente em materiais sinterizados como, por exemplo, o carboneto de tungstênio com cobalto (WC-Co). Este material é usado na fabricação de ferramentas de corte, uma vez que possui altas dureza e resistência à compressão, porém baixa tenacidade à fratura, diminuindo sua vida útil quando submetido a severas condições de desgastes e à fratura. Mede a capacidade de resistência do corpo de provas a uma deformação exercida estabelecendo a relação de dureza do material.
4- Fratura
Consiste na separação do material em 2 ou mais partes devido à aplicação de uma carga estática à temperaturas relativamente baixas em relação ao ponto de fusão do material.
Fratura Frágil
Não ocorre deformação plástica, requerendo menos energia que a fratura