atps 1 semestre
Nesse texto vamos abordar o tema Pluralidade Cultural e diferentes formas de se trabalhar no ambiente escolar. Em primeiro lugar, temos que enfatizar o significado de Pluralidade Cultural e a sua importância na educação.
Pluralidade Cultural enfatiza o conhecimento e a valorização das características étnicas e culturais de diferentes grupos sociais. O desafio nas escolas é contribuir para formação de cidadãos críticos e atuantes, isso é uma tarefa complexa que exige da escola muito mais que temas e conteúdos.
Agora vamos abordar as diferentes formas de se trabalhar as diferenças culturais no ambiente escolar, lembrando que é importante abrir espaço para que a criança e o adolescente possam se manifestar ensinar e viver a pluralidade é trabalho de construção no qual, o envolvimento de todos se da pelo respeito e pela própria constatação de que, sem o outro nada se sabe sobre ele.
Muitas são as formas de se trabalhar diferenças culturais na escola, a aprendizagem dos conteúdos que se seguem é de suma importância para possibilitar as crianças à reconstrução significativa dos conhecimentos elencados anteriormente citados:
Textos escritos e orais, fotos, ilustrações, reportagens, maquetes, pesquisas, objetos, vídeos, depoimentos, entre outros.
O aprendizado de novas culturas e etnias ajuda a criança e o adolescente a aceitar cada pessoa com suas diferenças culturais, religiosas, raças, ajudando no convive-o do dia a dia se tornado cidadãos de bens, e aprendendo que é inaceitável qualquer tipo de discriminação nos dias de hoje. “A questão que se coloca é a importância de se entender a relação cultura e educação. De um lado esta a educação e do outro a ideia de cultura como lugar, a fonte de que se nutre o processo educacional para formar pessoas, para formar consciência”.