ATPS 1 Fisio II
Paciente: Rocky
Espécie: Cão
Raça: Labrador
Idade: 12 anos
Peso: 30 Kg
Sintomas: Fraqueza, tosse, dificuldade respiratória, crepitações e sibilos pulmonares, taquipnéia, tempo de preenchimento capilar prolongado, sopro grau IV e ritmo de galope, pulso femoral fraco, aumento de volume do coração esquerdo, edema pulmonar e azotemia pré-renal.
Diagnóstico: Insuficiência Cardíaca Congestiva Esquerda
Relatório de caso
Estudo e descrição da patologia O Coração
O coração é um órgão único, muscular, localizado na região mediastínica, levemente deslocado à esquerda do plano mediano, que possui como principal função bombear o sangue através dos vasos, fazendo-o chegar a todas as células do organismo. É composto por quatro câmaras e divide-se em dois lados, direito e esquerdo, cada um dotado de um átrio e um ventrículo. Os átrios agem como reservatórios de sangue venoso, possuindo leve ação de bombeamento para o enchimento ventricular. Em contraste, os ventrículos são as grandes câmaras de propulsão para a remessa de sangue à circulação pulmonar (ventrículo direito) e sistêmica (ventrículo esquerdo). O ventrículo esquerdo é de formato cônico e tem a missão de gerar maior quantidade de pressão do que o direito, sendo, portanto, dotado de parede muscular mais espessa. Quatro válvulas asseguram a direção única do fluxo do átrio para o ventrículo (valvas atrioventriculares, tricúspide e mitral) e depois para as circulações arteriais (valvas semilunares, pulmonar e aórtica). O miocárdio é composto por células musculares que podem sofrer contração espontânea e também por células marca-passo e de condução dotadas de funções especializadas.
Eletrofisiologia Cardíaca
O evento de contração da musculatura cardíaca, essencial para que o coração desempenhe sue função de bomba, é dependente da despolarização ordenada das células musculares cardíacas. Para que a fibra muscular cardíaca se