Atps 1 etapa tec em negociações
ATPS - TECNICAS DE NEGOCIAÇÃO
1ª ETAPA
“UMA REFLEXÃO SOBRE A ABORDAGEM SISTEMICA NA NEGOCIAÇÃO.”
Conceito e características de uma negociação em uma visão sistêmica com base em Martinelli e dois autores.
SÃO PAULO
2011
Introdução
No cenário em que operam as organizações nos dias atuais, observa-se a crescente competitividade e o aumento da complexidade das atividades de gestão de negócios, exigindo das organizações rapidez na tomada de decisões e nas respostas a um ambiente marcado por mudanças profundas e freqüentes.
Negociar é mais que arte, representa o processo de comunicação eficiente, baseado na coragem de enfrentar desafios.
Dentro as técnicas de negociação, fatores estratégicos como: habilidades pessoais, planejamento e organização, visão, determinação, flexibilidade são alguns exemplos de desenvolvimento.
São objetivos comuns: valorização de opiniões, a confiança, na própria habilidade, todas as negociações devem superar as expectativas do cliente e a qualquer diferencial pode conquistar fidelidade, a confiança. O melhor desafio na negociação é justamente quando todos ganham no processo de troca permanente.
“Negociar parece mesmo uma arte, mas no traço da vida a obra prima será sempre o seu negociador”
Welinton dos Santos
Teoria de Martinelli
De acordo com Martinelli as idéias centrais da sua teoria: é a necessidade de não analisar os elementos, mas as relações entre si. E também a aplicação de vários temas para entender e lidar com uma realidade. Algumas características devem ser levadas em conta como, por exemplo, a integração entre varias ciências e focar na teoria geral dos sistemas.
O foco de Martinelli em negociações baseia-se em definir aspectos dentre eles a separação de setores envolvidos para que cada um concentre-se em interesses básicos, em busca de objetivos e a finalidade do problema. Não podemos esquecer que a negociação esta em contínua mudança e