ATPS 1 AES
O documento de especificação é essencial para a AES. Existem outros nomes para este documento, mas citarei apenas dois, são eles: Especificação Funcional e Memorando de Análise Racional. O documento de especificação consiste em determinar os objetivos para o restante do projeto. Nele é descrito o que o projeto deve atingir para obter a satisfação em termos de compromisso com o intuito de concluir em sucesso.
O que é análise e qual a sua relação com o documento de especificação?
Análise é o estudo de um problema, que antecede à tomada de uma ação, portanto é fundamental destacar que o documento de especificação é o principal produto da análise.
A análise é caracterizada como cheia de relações interpessoais complexas, imprecisa e difícil. Mas, contudo, é deslumbrante e dominadora das atenções e interesses dos analistas. A construção de sistemas traz satisfações para seus criadores.
O responsável pelo documento de especificação é o analista e este documento é composto por diversas tarefas como: contato com o usuário, especificação, estudo de custo-benefício, análise de viabilidade e estimativas.
Contato com o usuário – O usuário deve possuir todas as informações de como será o funcionamento do sistema e como é feito o manuseio do mesmo.
Relação do analista com o usuário – O usuário é fundamental na correção e sintonização do sistema durante o seu desenvolvimento, portanto, a divisão de responsabilidades não pode ser ignorada entre eles, contudo, a boa relação e comunicação contínua do analista com o usuário é absolutamente necessária.
Especificação – O fato de se criar um documento conjunto, e torná-lo aceito por todas as áreas, é chamado de especificação. Como o documento de especificação é o produto principal do analista, a especificação é a mais visível entre todas as suas tarefas.
Estudo de custo-benefício – Um modelo do sistema preciso significativo ajuda o usuário e o analista a aperfeiçoarem suas