Atps 1 2 E 3
PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ETAPAS 1, 2, 3 E 4
FERNANDO MAKMUD 4668822087
PITER ALFAIA 4487877174
SILAS TEOTONIO 4233802351
BRUNO CORREIA 8498223532
TONY FELIPE 8477222538
ALINE CARLA 8095913901
SÃO PAULO
2014
RELATÓRIO DA EPATA 1
ATPS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO
Os conceitos da administração do planejamento e controle de produção têm como objetivo produzir e obter a melhor eficiência possível aplicando os vários métodos de armazenamento, aquisição de matéria prima, transporte dos produtos e as técnicas para que a logística como um todo haja em perfeito funcionamento como um motor. Onde, as engrenagens são os departamentos que não podem trabalhar sozinhos, e sim como uma equipe para haver o giro do motor que seria o final do ciclo (planejar, investir, produzir, entregar e lucro bruto) e o combustível seria os recursos intelectuais (pessoas) na quais fomentam esses departamentos.
Desse modo, o PCP (planejamento e controle de produção) busca sempre uma continuidade em seus processos trazendo consigo o conceito de planejar de uma forma mais enxuta possível, olhando de forma micro e macroeconômica os aspectos sazonais e limitadores do cenário atuante para que possa conciliar ao máximo a demanda e oferta dos produtos ofertados. E é esse modo de pensar do PCP que é importante para saber antecipadamente o “ Quanto produzir? Como produzir? Quando produzir? E para quem produzir?”. E são com as análises dessas variáveis que os otimiza seus recursos e minimiza seu excessos buscando o obter retorno de 100% do que produz.
Analisando separadamente a importância de cada uma dessas variáveis obtemos os seguintes pensamentos:
Quanto produzir? : A quantidade de algo produzido está relacionado diretamente a quantidade demandada. Porém, o há outros fatores influentes nessa variável também. Por exemplo, a capacidade