ATPA
O objetivo é informar o usuário, o objeto é o patrimônio das entidades, os princípios são a forma, o meio e a estrutura de que a disciplina se utiliza para chegar ao objetivo, as vezes para melhor entender o que vem sendo praticado a muito tempo.
Os princípios são como as grandes placas de direção e atenção de uma rodovia moderna, o objetivo é o lugar ou cidade onde pretendemos chegar. Os princípios fundamentais na contabilidade exerce a função de direção que devidamente observados vão nos levar aos objetivos desejados sem grandes problemas.
A expressão genérica PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE engloba conceitos diferenciados que podem ter hierarquias ou amplitudes diferentes; alguns deles não são essencialmente contábeis, mas sim se referem mais ao ambiente econômico ou social em que as entidades atuam. Seriam espécie de postulados também denominados postulados ambientais.
Em 1981 através da resolução n°530, o conselho federal de contabilidade-CFC, havia se pronunciado a cerca dos princípios contábeis.Com a tendência marcante de aperfeiçoar aquele resolução o CFC, publicou a resolução 750, de 29 de dezembro 1993, que define os princípios fundamentais de contabilidade-PFC, observância obrigatória do exercício da profissão.
No Brasil a CVM, teve uma participação importante para o início da normatização dos princípios contábeis. Seu esforço constante no sentido de emitir pronunciamentos de interesse da classe, culminou com a publicação, 1986,de um trabalho intitulado(ESTRUTURA CONCEITUAL BÁSICA DA CONTABILIDADE).
O documento da CVM, é um documento abrangente no qual:
* Delimitam-se os