ATP Estudos disciplinares 2 2015
GRADUAÇÃO – PEDAGOGIA
A importância do conhecimento de Sociologia da Educação e das teorias a respeito da Gestão Educacional para a formação do pedagogo
A Sociologia da Educação contribui na formação do pedagogo no sentido de permitir a estes compreender o ato educativo como ato social situado e determinado por interesses e contingências, mas também possível de ser recriado, repensado, transformado, bem como estreitar a percepção da teoria-prática de inter-relação entre sociedade e educação, além de pensar a escola para formar cidadãos aptos a se inserirem na sociedade de forma critica. Assim, percebe-se a relevância da Sociologia da Educação para cumprir o objetivo da educação numa compreensão de criticidade, de praticidade e de transformação.
Autores como Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber grandes mestres da Sociologia influenciam a educação no sentido de fornecer ao aluno um panorama da diversidade de posições teóricas possíveis à análise do fenômeno educativo. Nesse sentido, percebe-se a ligação estreita e de extrema importância entre a Sociologia da Educação e as diversas disciplinas que compõem o curso de formação de educadores.
Émile Durkheim é um marco no surgimento da Sociologia como ciência e como disciplina. Destaca-se na teoria durkheimiana sua concepção de sociedade como um organismo composto por distintas instituições que se complementam e se interpenetram, cada uma desempenhando uma função e formando um todo homogêneo e consensual. a ação educativa é entendida como um trabalho de autoridade (CORREIA; BATISTA, 2007).
Para Marx, a sociedade se estrutura por uma base constituída das forças produtivas e das relações de produção, donde se originam as ideias, a política, a religião, o direito e a filosofia que constituem a superestrutura (CORREIA; BATISTA, 2007).
Nesse contexto, a Sociologia surge como uma forma de autoconsciência científica da realidade social e dá continuidade ao empenho