ATP CITOLOGIA Liquido Seminal
Liquido seminal é a parte do sêmen composta apenas de fluidos, não possui espermatozoides, é composto 80% de secreções da vesícula seminal, próstata e glândula bulbouretral, além desses componentes ainda possui mesmo que escasso secreções do epidídimo e testículos.
O liquido seminal e o esperma saem pelo mesmo canal que chamamos de uretra
Dentre as características físico químicas vamos avaliar: PH(sempre entre 7,2 e 8,0), volume(sempre dever ser igual ou maior que 1,5ml), cor(branco opalescente é a cor mais comum), aspecto, liquefação(estado em que o sêmen fica líquido, ocorre normalmente em 60 minutos,menos de 30 minutos pode indicar alguma disfunção na próstata), odor(cheiro de cloro), viscosidade(é considerada normal quando, ao ser gotejada, forma filamentos de mais de 2 centímetros, se o sêmen for mais consistente do que isso, pode ser sinal de uma inflamação na próstata ou disfunção nas vesículas seminais).
Nas características fisiológicas do sêmem podemos observar que sua composição é basicamente: ácido cítrico, ácidos aminados livres, fructose, enzimas, phosphorylcholine, prostaglandin, potássio, e zinco.
46 a 80 por cento do líquido são produzidos pelas vesículas seminais
13 a 33 por cento pela glândula de próstata
5 por cento dos testículos e do epidídimo
2-5 por cento das glândulas Bulbouretral e uretral
Espermograma
È um exame laboratorial onde vamos avaliar a qualidade do sêmem do paciente, levando em consideração os critérios da OMS(organização mundial de saúde), onde será analisado desde o aspectodo sêmem até a quantidade e condições dos espermatozoides apresentados.
Para que seja feita a coleta do material é necessário alguns preparativos, o ideal é que o homem mantenha uma abstinência sexual de ate 5 dias da data marcada para o exame, sempre procuramos que o material seja coletado no laboratório já que as condições são as mais perfeitas possíveis.
A coleta do material é feita em um frasco de plástico semelhante ao de coleta de