atos
4.1 PRINCIPAIS TIPOS DE TECNOLOGIAS DE ENTRADA E SAÍDA DISPONIVEIS NO MERCADO
Dispositivos de entrada e saída são também denominados de periféricos. Os dispositivos de entrada codificam a informação que entra em dados que possam ser processados pelo sistema digital do computador. Os dispositivos de saída decodificam os dados em informação que pode ser entendida pelo usuário.
Entrada indica inserção de dados por meio de código, programa ou hardware, saída (obtenção de dados) ou retorno que é resultado de alguma operação ou de algum programa.
Há também dispositivos que servem para entrada e saída. Exemplo: modem e drive de disquete.
Exemplos de dispositivos de entrada: Teclado; Mouse; Drive de CD/DVD-ROM; pen drive; microfone; joystick; câmera filmadora; tela sensível ao toque, mesa gráfica e caneta ótica.
Exemplos de dispositivos de saída: Monitor; Caixas de som; Impressora; Sensores (movimento, temperatura, etc) e Óculos (para realidade virtual)
Teclado – Dispositivo de entrada. Precisam de mecanismos que reconheçam os símbolos utilizados pelos humanos (caracteres alfanuméricos e outros símbolos de nossa linguagem). Este reconhecimento é feito pela interpretação do significado elétrico de cada tecla ao ser pressionada.
Monitor de Vídeo - Podem ser classificados quanto à tecnologia:
VRC – válvula de raios catódicos (CRT- cathode-ray tube);
DEL – diodos emissores de luz (LED- light emiting diodes);
VCL – vídeos de cristal líquido (LCD- liquid-crystal display);
VPE – vídeos com painel estreito (TDP-flat panel display)
Impressoras - É um periférico de saída onde informações armazenadas internamente no computador em forma binária são convertidas em símbolos impressos em meio externo (folha de papel) em forma inteligível ao homem. Alguns tipos de impressora: Matricial, jato de tinta, Impressoras à laser.
Mouse - Dispositivo de entrada cujo objetivo é facilitar o trabalho do usuário em sua comunicação com