ATOS E FATOS CONTÁBEIS E A TECNICA DA CONTABILIDADE POR BALANÇOS SUCESSIVOS Material De Aula
O patrimônio das empresas está em constante mutação em função dos acontecimentos que ocorrem diariamente. Esses acontecimentos podem ser divididos em dois grupos:
1* Atos Administrativos
2* Fatos Administrativos
Atos Administrativos São os acontecimentos que ocorrem na empresa, mas não provocam alterações no patrimônio. Portanto, não interessam à contabilidade.
Ex.: Admissão de empregados, contratação de compras, aval, etc.
Não merecem registro na contabilidade, a não ser, em alguns casos, nas contas de compensação, por não se envolverem com a economia ou finanças da empresa.
2. Fatos Administrativos São os acontecimentos que provocam alterações nos valores patrimoniais, podendo ou não alterar o Patrimônio Líquido. Na Contabilidade, os fatos administrativos são denominados também de fatos contábeis. Por envolverem economia e finanças, são registrados pela contabilidade utilizando-se das contas patrimoniais e das contas de resultados.
Os fatos administrativos podem ser classificados em três grupos:
1. Fatos Permutativos 2. Fatos Modificativos: aumentativos e diminutivos 3. Fatos Mistos ou Compostos: aumentativos e diminutivos
<Partiremos da situação patrimonial abaixo que será modificada com a ocorrência de cada um dos fatos administrativos.>
Eis a situação patrimonial da qual partiremos com os nossos exemplos:
PATRIMÔNIO
ATIVO
PASSIVO
Ativo Circulante
Passivo Circulante
Caixa
1.000,00
Salários a Pagar
300,00
Duplicatas a Receber
500,00
Patrimônio Líquido
Ativo Não Circulante
Capital Social
3.200,00
Imóveis
2.800,00
Lucros
800,00
Total
4.300,00
Total
4.300,00
2.1 Fatos Permutativos São os que não provocam alterações no valor do Patrimônio Líquido (PL) ou Situação Líquida (SL), mas podem modificar a composição dos demais elementos patrimoniais São os que permutam os