Atos e fatos administrativos
Este trabalho tem o objetivo de demonstrar a movimentação que ocorre diariamente nas empresas, por meio da apresentação do balanço patrimonial e as ocorrências acarretadas pelos atos e fatos administrativos. Por meio do conhecimentos desses dois fatores, será possível entender melhor as movimentações e como funciona o balanço patrimonial.
ATOS E FATOS ADMINISTRATIVOS
O Patrimônio da empresa está em constante movimento, por causa dos acontecimentos que ocorrem diariamente. Esses acontecimentos podem ser divididos em dois grupos:
- Atos Administrativos;
- Fatos Administrativos;
ATOS ADMINISTRATIVOS
São os acontecimentos que ocorrem na empresa e não provocam alterações no Patrimônio. Como por exemplo: admissão de empregados, assinatura de contratos, aval de títulos, finanças a favor de terceiros, entre outros.
Alguns Atos Administrativos poderão, no futuro, provocar alterações no Patrimônio da empresa, são atos considerados relevantes e devem ser registrados pela contabilidade por meio de Contas de Compensação.
Exemplos de Atos Administrativos considerados relevantes:
- Aval de títulos: ocorre quando a empresa avaliza Títulos para Terceiros, esse ato coloca em risco o Patrimônio da empresa, pois ela está se comprometendo a pagar a dívida caso o devedor não pague.
- Fianças em favor de Terceiros: ocorre quando a empresa se torna fiadora de um Terceiro, prática comum nos contratos de locação de imóveis, nesse caso a empresa se obriga a efetuar o pagamento do aluguel caso o devedor não o faça.
- Contratação de Seguros: ocorre quando a empresa contrata, junto a uma companhia seguradora, cobertura de risco contra incêndio, roubo, etc, sendo assim, se ocorrer o sinistro a empresa será ressarcida do valor do prejuízo.
- Remessa de Duplicatas para cobrança simples: ocorre quando a empresa encaminha aos bancos lotes de Duplicatas de sua emissão para cobrança. Esses títulos não se encontram em poder da empresa por terem sido encaminhados ao