atos a 3joao
Para se chegar a Plenitude dos tempos era necessário um governo central consolidado que atingisse a maior área possível do mundo civilizado, o Império Romano. Um idioma que fosse conhecido entre as nações para haver melhor compreensão entre os homens, o grego “Koine”, língua literária difundida pelo imperador Alexandre Magno. Paz entre os povos e raças, que proporcionassem o entendimento da vinda de Jesus, então surgiu a Pax-Romana um acordo que proporcionava paz entre os povos. Algum conhecimento de Deus na terra e respeito a autoridade e ao Santo nome do Senhor, então os judeus que possuíam as escrituraras e eram filhos da promessa de Abraão davam testemunho aos povos fazendo com que cressem em um Deus verdadeiro e na promessa do Messias. Que os homens sentissem desejo de algo melhor em suas vidas, desejo pelo Libertador, o Messias.
O povo judaico vivia sobre o domínio romano liderado pelo Imperador Cesar Augusto, o governo politico estava no poder de Herodes, e Pôncio Pilatos era o Prefeito da província romana da Judeia.
Nessa época eram responsáveis pela parte religiosa do povo judaico, o sumo sacerdote Caifas, e o sacerdote Anas.
Atos dos Apóstolos
Lucas escreveu este livro que nos mostra o crescimento da igreja primitiva por intermédio dos apóstolos. No capitulo um Lucas relata a ascensão de Jesus, antes de subir aos céus Jesus diz para seus discípulos ficarem em Jerusalém aguardando a promessa, a descida do Espirito Santo. “E disse-lhes: Mas receberei poder ao descer sobre vos o Espirito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e ate aos confins da terra” (1:8). Também é feita a escolha de Matias que sucedeu o apostolo Judas Iscariotes.
No capitulo dois a promessa é cumprida, no dia de Pentecostes estavam todos reunidos e o Espirito desceu como um vento veemente e impetuoso e todos ficaram cheios, depois Pedro fez um discurso que converteu quase três mil almas. No capítulo três