Ator e comediante
Época e nacionalidade do texto: (Contexto histórico)
O Gabinete do Doutor Caligari é um filme alemão, é de fundamental importância relacionar o surgimento do Expressionismo Alemão no cinema com a situação do país em 1919. A Alemanha havia sido considerada a principal culpada pelas atrocidades da Primeira Guerra (1914-1918) e havia assinado o famigerado Tratado de Versalhes, que lhe impôs pesadas indenizações e restrições. Além disso, o império alemão havia sido dissolvido, dando lugar à chamada República de Weimar.
Essas bruscas mudanças político-econômicas criariam um terreno instável, mas fértil para inovações cinematográficas expressionistas, montando o contexto para criar esse clássico do cinema, lançado em 1920.
O enredo é baseado nas experiências de Carl Mayer com psiquiatras durante a Guerra, e no testemunho de Hans Janowitz a respeito do assassinato de uma moça no parque Holstenwall, em Hamburgo.
Autor: (Nome, nascimento e morte):
Roteiro de Hans Janowitz (1890-1954) e Carl Mayer (1894-1944)
Dirigido por Robert Wiene (1880-1938)
Personagens: conflitos, objetivos e personalidade de cada um:
Dr. Caligari é um médico que viaja por feiras de aberrações e afins com o sonâmbulo Cesare (uma figura assustadoramente bizarra) que, segundo ele, está a 23 anos dormindo. Sua próxima apresentação é numa pequena cidade na fronteira com a Holanda, mais a frente descobrimos que Caligari é diretor de um manicômio e usa um dos seus pacientes para cometer vários assassinatos, utilizando técnicas de hipnotismo pra isso.
Caligari na verdade representa a figura das autoridades alemãs cuja imposição sobre a sociedade, representada pelo jovem sonâmbulo, tem como objetivo conduzir a atitudes impensadas e de consequências trágicas.
Cesare é um sonambulo segundo o Dr. Caligari, está a 23 anos dormindo e só acorda com as ordens do mesmo, na verdade Cesare é um paciente do Manicômio, ele é usado pelo por