Atomos
Instituto Federal Fluminense - Campus Macaé
Alunos: Ary Gomes, Cahê Mihail, Caio Gevegir e Pedro Yago Guimarães
Turma: 1021
Disciplina: Gestão Ambiental
Professora: Maria Inês Paes Ferreira
Sumário
Introdução 2 Produtores 2 Consumidores 2 Decompositores 3 Níveis Tróficos 3 Teias Alimentares 4 Conclusão 5 Bibliografia 5
Introdução
A Cadeia Alimentar é uma sequência de seres vivos que dependem uns dos outros para se alimentar. É a maneira de expressar as relações de alimentação entre os organismos de um ecossistema.
Ao longo da cadeia, há uma transferência de energia e de nutrientes, sempre no sentido dos produtores para os consumidores. A transferência de nutrientes fecha-se com o retorno dos nutrientes aos produtores, possibilitado pelos decompositores que transformam a matéria orgânica dos cadáveres e excrementos em compostos mais simples, num ciclo de transferência de nutrientes.
O ciclo se inicia quando a energia do sol, fonte de alimentação dos seres clorofilados, denominados produtores, é captada. Esses produtores serão fonte de alimento para os consumidores primários, organismos herbívoros, que, por sua vez, serão alimentos para outros consumidores secundários, terciários, quaternários, etc. Que são carnívoros. No final, esses organismos serão consumidos pelos seres detritívoros e/ou decompositores, como urubus e bactérias, respectivamente. Dessa forma, um organismo é fonte de matéria e energia a outro organismo, ao servir de alimento a ele.
Produtores
São todos os seres autotróficos clorofilados, presentes em todas as cadeias alimentares. Eles que transformam a energia luminosa em energia química, sendo assim, o único processo de entrada de energia em um ecossistema.
São exemplo de produtores, as plantas e algas.
No processo de fotossíntese, elas retiram águas e sais minerais do solo pelas raízes, absorvem gás carbônico por suas folhas e captam a luz solar graças a seu pigmento