ATOMOS E MOLECULAS
Dos 90 átomos identificados pelos químicos como elementos naturais, menos de 30 participam na edificação das estruturas vivas, e mesmo assim, em proporções muito diferentes. Os três átomos mais abundantes na matéria viva são o carbono (C), o hidrogénio (H) e o oxigénio (O). Em ordem decrescente, vem em seguida o azoto (N), o cálcio (Ca) e o fósforo (P). Alguns encontram-se presentes em fraca quantidade, como o potássio (K), o enxofre (S), o sódio (Na), o cloro (Cl), o magnésio (Mg) e o ferro (Fe). Outros ainda, intervêm em ínfimas quantidades (traços) o manganês (Mn), o cobre (Cu), o iodo (I), o cobalto (Co), o zinco (Zn) e o molibdénio (Mo). A estes últimos atribui-se a designação de oligoelementos. Apesar da sua presença modesta, eles são indispensáveis ao correcto funcionamento das células e dos organismos. Número atómico e massa nuclear Um átomo é constituído por um núcleo e por electrões que gravitam em volta dele, em orbitas definidas. As dimensões dos átomos são da ordem do Angstrom (1Å=10-1nm). O núcleo é muito denso e não ocupa, aproximadamente, senão a décima parte do volume do átomo.
O núcleo do átomo comporta protões, neutrões e outras partículas complexas. Os protões são as partículas carregadas positivamente. Num determinado átomo, existem tantos protões como electrões, os quais são carregados negativamente. Assim, o átomo é neutro. O número de protões de um determinado átomo constitui o seu número atómico. Escreve-se em baixo e à esquerda do símbolo do átomo considerado:
O núcleo do átomo de hidrogénio contem um protão: 1H;
O núcleo do átomo de carbono contem seis protões: 6C.
Designa-se por massa nuclear, o número de neutrões e de protões presentes no núcleo. Inscreve-se em cima e à esquerda do símbolo do átomo considerado:
O núcleo do átomo de hidrogénio só contem um protão: 11H;
O núcleo do átomo de carbono tem seis protões e seis neutrões: 126C.
Existem átomos que diferem pelo número de neutrões.