Ato I Perguntas 2
5.1 D. Madalena e Telmo conversam sobre o casamento dela com D. Manuel a vida de casada com ele e a vida que teve no passado com D. João de Portugal. Neste diálogo é notório que Telmo exerce um certo poder sobre D. Madalena, dado que acompanhou-a desde o seu primeiro casamento, passando por o desaparecimento de D. João de Portugal, pelos sete anos de procura até ao nascimento de Maria. O amo de Maria tinha uma grande e fiel adoração por D. João e recusava-se a acreditar na sua morte, alimentando assim toda a sua vida uma esperança de voltar a vê-lo. Com a chegada de Maria, Telmo e D. Madalena mudam o assunto e falam acerca do Rei D. Sebastião e o mito Sebastianista.
11.2 D. Manuel tomou a decisão de incendiar a sua própria casa, impedindo o alojamento dos governadores espanhóis. Esta decisão foi muito corajosa e mostra que apesar do tempo absolutismo em que viviam, D. Manuel soube defender a sua honra e lutar pela liberdade e pelo patriotismo servindo de exemplo para todos os portugueses que se sentissem afrontados e desrespeitados pelos governadores espanhóis.
11.6 O facto do retrato de D. Manuel se perder no incêndio simboliza a morte de D. Manuel para o mundo, uma vez que no final da obra ele isola-se do mundo e faz da sua morado um mosteiro, deixando a vida terrena por uma vida espiritual tornando-se assim no Frei Luís de Sousa.
http://pt.slideshare.net/pausapracafe/frei-lus-sousa-abordagem-geral
http://portuguesesas.no.sapo.pt/freiluisdesousa.htm