atmosfera
Massa de ar, em meteorologia, é um volume de ar definido pela sua temperatura e teor de vapor de água. Cobre centenas ou milhares de quilômetros quadrados e possui as mesmas características da superfície que esta abaixo dela. As massas de ar são classificadas de acordo com a sua latitude e as sua regiões de origem continetal.
As principais massas de ar que atuam no Sul são a Massa Tropical Continental (mTc), a Massa Tropical Atlântica (mPa) e a Massa Polar Atlântica.
A mTc é muito quente e seca; a mTa é quente e úmida; a mPa é fria e úmida. Por vezes no Rio Grande do Sul podemos ter a entrada da Massa Polar Pacífica (mPp) que tem característica ser mais seca que a mPa.
Durante a maior parte do ano predomina a atuação da mTa em Porto Alegre, depois temos a forte atuação da mPa, responsável pelos dias frios em Porto Alegre. E por último a mTc que é responsável pelos dias muitos quentes no Rio Grande do Sul.
Como visto, o Rio Grande do Sul situa-se numa faixa de transição entre o mundo tropical e o temperado, é como se houvesse uma