Atlântico negro-na rota dos orixás
O documentário retrata a historia do povo africano mostrando a sua cultura,costumes,crenças e como a sua interferência cultural está presente no cotidiano dos Brasileiros.
Palavras-chaves: Origens africanas,Trafico negreiro,Religioes afro-brasileiras,Cultura e Escravidão
Referência Bibliográfica:
Atlântico negro-na rota dos orixás. Direção:Renato Barbieri. Projeto e roteiro: Victor Leonardi e Renato. Documentário, 53´54¨. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5h55TyNcGiY. Acesso em Setembro de 2014.
Apresentação:
Introdutoriamente o documentario retrata a historia de africanos que foram para o Brasil como escravos mas não perderam a sua identidade cultural assim relatado pelo sacerdote “(...)Esse fato é a historia porque hoje estamos vivendo essa historia Aqueles que partiram para o Brasil guardaram sua identidade Isso é o que me emocionou na mensagem de Euclides ( Avimanje nom)
“Os escravos homens deveriam dar nove voltas em torno da arvore e as mulhers sete voltasè depois disso supunha que os escravos perdiam a sua memória e esqueciam seu passado, suas origens e sua identidade de cultura para se tornarem sem nenhuma vontade de reagir ou se rebelar “( sacerdotiza)
“Homens e mulheres se auto denominam brasileiros por mais que não falem português são descendentes de brasileiros que vieram da Bahia e Salvador“ (historiador)
No caminho em direção ao Brasil e outros partes da américa os escravos levaram o vodum da Africa Por isso o vodum é tanto adorado no Benim como no Brasil.(historiador)
Exemplo:
A partir das citações acima é mostrado que a influencia do povo Africano é muito forte no Brasil principalmente nas regiões do Maranhão e da Bahia e que os rituais voduns são muito presente nessas regiões. Durante muito tempo na historia da humanidade escravos foram trazidos para o Brasil tendo que esquecer a sua verdadeira identidade e se converter ao cristianismo de acordo com o