Atletismo
Esse salto é efetuado em uma área dividida em três segmentos: uma pista de impulso com um mínimo de 45m de comprimento; uma tábua de madeira maciça com 1,22m de comprimento, 20cm de largura e 10 de espessura, fixada ao solo ao nível da pista de impulso, antes da caixa de areia e a caixa em si, onde o atleta deve cair ao saltar. O solo da pista de impulso pode ser de saibro, terra fina ou carvão e podendo ser utilizado o tartan.
O salto:
Primeiro o atleta se concentra para saltar, em seguida inicia uma corrida em direção a caixa de areia que começa devagar e vai aumentando a velocidade até bater o pé de apoio na tábua de salto (aproximação) e se impulsionar para saltar,feita a impulsão, o saltador lança a perna, que está livre para a frente ganhando elevação e desenvolvimento horizontal.
Regras:
A distância do salto será medida do ponto em que o saltador tocou a areia até a tábua de salto. Se o saltador, ao cair colocar as mãos para trás para se apoiar, será medido a partir do local em que tocou o chão com as mãos.
Se o atleta cair fora da caixa de areia é considerado falta. Se isso se der na terceira tentativa, o saltador é eliminado, pelo juiz da prova ou seus auxiliares.
Fatores que determinam as distâncias: Impulsão, posição do corpo;altura do centro de gravidade, ângulo e velocidade da saída; posição do corpo e ações na queda.
Fases do salto em distância:
Corrida
A atleta acelera pela pista, alcançando a máxima velocidade antes da região de salto.
Salto
A atleta se impulsiona com um pé, com os braços para cima para alcançar altura.
Vôo
Corpo estendido para manter equilíbrio e preparar a aterrissagem.
Aterrissagem
Pernas e braços à frente para alcançar a máxima distância possível.
Salto inválido. Quando o pé deixa uma marca na região à frente da permitida na pista de salto. Medição da parte frontal da pista até o final,