atletismo
As corridas de barreiras são provas de velocidade cujo objetivo é coordenar, com a máxima rapidez, a corrida e a transposição das barreiras. São realizadas em pistas individuais onde os atletas permanecem na sua raia até ao final da prova, são o total de 8 raias, cada raia tem entre 1,22 e 1,25m de largura, são dispostas igualmente 10 barreiras que podem ser derrubadas durante a passagem dos atletas sem que gerem punição ou desclassificação da competição. O competidor com o tempo final mais rápido é declarado o vencedor. Esta é uma prova disputada por homens e mulheres, ambos competem em corridas com barreiras curtas e longas.
Aquecimentos específicos.
O aquecimento é o componente básico e inicial de preparação para o treino ou competição. O objetivo principal do aquecimento é criar no atleta uma predisposição para o esforço, ou seja, criar as condições para que ele possa aplicar todas as energias indispensáveis para o melhor desempenho e ainda prevenir a ocorrência de lesões nos músculos ou articulações e acidentes, sempre indesejáveis.
Modelo de aquecimento.
Exercícios de corrida leve de 8 a10 min.
Exercícios gerais de movimentação de 4 a 5 min.
Exercícios de mobilidade articular de 10 a 12 min.
Exercícios de elasticidade de 5 a 7 min.
Exercícios de saída de bloco de 8 a 10 min.
Exercícios de passagem de barreiras de 5 a 7 min.
Obs. explosão do bloco até a primeira barreira e o salto das barreiras, são os treinos mais repetitivos e essenciais do atleta, pois são movimentos decisivos e que iram decidir uma prova.
Os atletas de auto nível sempre se dedicam ao máximo tanto nos treinos e competições, lembrando que até suas vestimentas como shorts, calças, camisas e sapatilhas são feitas de uma malha chamada poliamida e poliéster, que além da leveza, resfria a pele e protege o atleta dos raios ultravioleta, dando assim conforto e não interfere no desempenho do atleta.
Medidas
Veremos abaixo as