atletismo
Curso: Licenciatura em Educação Física
Disciplina: Teoria e Prática do Atletismo
Professora: Rosana Silva Pontes
Aluno: Claudio Ronaldo Penha Freire
REGRA 187
CONDIÇÕES GERAIS
Implementos Oficiais
1. Em todas as Competições Internacionais, os implementos utilizados devem cumprir as especificações definidas pela IAAF. Somente implementos que apresentarem certificado de homologação da IAAF válido poderão ser utilizados. A seguinte tabela mostra os implementos a serem usados por cada grupo etário:
Nota: Os formulários padrão atuais requeridos para uso para certificação e renovação de pedido assim como os Procedimentos do Sistema de Certificação estão disponíveis na Secretaria Geral da IAAF, ou podem ser baixados do website da IAAF.
2. Exceto como descrito abaixo, todos os implementos devem ser fornecidos pelo Comitê Organizador. O(s) Delegado(s) Técnico(s) podem, baseados nos regulamentos técnicos pertinentes a cada competição, permitir que Atletas utilizem seus próprios implementos ou aqueles fornecidos por um fornecedor, desde que tais implementos sejam certificados pela IAAF, conferidos e marcados como aprovado pelo Comitê Organizador antes da competição e estar disponível a todos os Atletas. Tais implementos não serão aceitos se o mesmo modelo já está na lista daqueles fornecidos pelo Comitê Organizador.
3. Nenhuma modificação deverá ser feita a qualquer implemento durante a competição.
Assistência.
4. O seguinte será considerado assistência e, portanto, não permitido:
[a] atar dois ou mais dedos juntos com fitas. Se forem usadas fitas nas mãos e dedos, isso poderá ser feito desde que, como resultado disso, nem dois ou mais dedos sejam unidos de tal forma que não possam se mover individualmente. A cobertura deverá ser mostrada ao Árbitro-chefe antes do início da prova.
[b] o uso de qualquer dispositivo de qualquer natureza, incluindo pesos atados ao corpo, de modo a, de algum modo, fornecer assistência ao fazer