atletismo
Disciplina: Metodologia de Ensino do Atletismo
Professor: Nelson Alves Netto
Cachoeiro de Itapemirim/ES
SUMÁRIO
1 – INTRODUÇÃO
2 - HISTÓRIA DO ATLETISMO
3 - AS CORRIDAS DE VELOCIDADE
3.1 - 100m
3.2 - 200m
3.3 - 400m
4 - AS CORRIDAS DE REVEZAMENTO
4.1 - 4x100m
4.2 - 4x400m
5 - OS SALTOS
5.1 - Salto em Altura
5.2 - Salto em Distância
5.3 - Salto Triplo
5.4 - Salto com Vara
6 - OS LANÇAMENTOS E ARREMESSOS
6.1 - Arremesso de Peso
6.2 - Lançamento de Disco
6.3 - Lançamento de Martelo
6.4 - Lançamento de Dardo
INTRODUÇÃO
O atletismo, sob forma de competição, teve sua origem na Grécia. A palavra atletismo foi derivada da raiz grega, "ATHI, competição", o princípio do heroísmo sagrado grego, o espírito de disputa, o ideal do belo etc. - o que se chamou de ESPÍRITO AGONÍSTICO. Surgiram então as competições que foram perdendo o caráter de religiosidade e assumindo exclusivamente o caráter esportivo. O romano Juvenal sintetizou a expressão com "MENS SANA IN CORPORE SANO" a própria filosofia do esporte.
Considerado o esporte-base, por testar todas as características básicas do homem, o atletismo não se limita somente à resistência física, mas integra essa resistência à habilidade física. Comporta três tipos de provas, disputadas individualmente que são as corridas, os saltos e os lançamentos. Conforme as regras de cada jogo, as competições realizadas em equipes somam pontos que seus membros obtêm em cada uma das modalidades.
HISTÓRIA DO ATLETISMO
Atletismo na Pré-História
O ser humano já praticava algumas das modalidades do atletismo como forma de sobrevivência na pré-história. A caminhada, por exemplo, era utilizada para se locomover de um lugar para o outro. A corrida e os saltos, para escapar das presas dos animais carnívoros. O arremesso era usado para se defender e matar animais que serviam de alimento. Desta forma, os homens e as mulheres foram adquirindo habilidades que, mais tarde, foram