atletismo
Educação Física - Bacharelado
ATLETISMO
Profº. Fábio Grisi Rocha
Centro Universitário Claretiano
VITÓRIA – ES
2014
1 - Busque, em sites confiáveis, livros de atletismo, revistas, entre outros, qual a razão para a alteração do nome da IAAF. O que isso significa para o desenvolvimento da modalidade?
2- Baseado em informações que podem ser obtidas em livros, revistas especializadas e páginas de internet, é possível observar grandes diferenças nos equipamentos utilizados pelos atletas (roupas, dardo, piso da pista de atletismo) e diferenças mais sutis em cada técnica utilizada. O que poderia explicar esses fatores?
3- Com relação as metodologias de ensino apresentadas, você acredita haver uma que melhor se adeque ao ensino do atletismo? Que outra forma de ensino e treinamento poderia ser proposta?
ATIVIDADE DESENVOLVIDA
1- A denominação IAAF significou até meados dos anos 80, International Amateur Athletic Federation. Em 1982, a IAAF abandonou o conceito tradicional de amadorismo, alterando para International association of Athletics federations (Associação internacional das federações de atletismo). A alteração se deu pois, o atletismo não se tratava apenas de um esporte amador, em sua evolução incluiu uma grande variedade de provas atléticas, tanto para homens quanto para mulheres de todas as idades, não somente amadores, mas atletas profissionais. Entre as funções encontra-se a padronização de métodos para medir tempo nas provas cronometradas, assim como a manutenção e reconhecimento de recordes do mundo de atletismo nas suas distintas categorias. O desenvolvimento das ciências do esporte aplicada, melhor equipamento e novo treinamento e técnicas de competição, trouxe ainda mais melhorias para o esporte. 2- A diferença sutil em cada técnica é a performance esportiva em que a equipe técnica e atletas buscam na otimização dos resultados. O dardo é um