Atletismo
As corridas são, em certo sentido, as formas de expressão atlética mais pura que o homem já desenvolveu. Embora exista algo de estratégia e uma técnica implícita, a corrida é uma prática que envolve basicamente o bom condicionamento físico doatleta.
Considerando a distância, as corridas dividem-se em curta distância (tiro rápido), que nas competições oficiais vão até os 400metros; média distância (800 metros e 1500 metros); e longa distância (5000 metros ou mais, chegando até às ultramaratonas de 100 quilômetros). Podem ser divididas também de acordo com a existência ou não de obstáculos(barreiras) colocadas no percurso.
Nas corridas de curta distância, a explosão muscular na largada é determinante no resultado obtido pelo atleta. Por isso, existe um posicionamento especial para a largada, que consiste em apoiar os pés sobre um bloco de largada (fixado napista) e apoiar o tronco sobre as mãos encostadas no chão (posição de quatro apoios). São frequentes as queimadas, quando o atleta sai antes do tiro de largada, que é o sinal dado para começar a prova. Nas provas mais longas a largada não tem um papel tão decisivo, e os atletas costumam sair para a corrida em uma posição mais natural, em pé.
Largada:Um mecanismo eletrônico no revólver reage ao disparo e ativa o sistema de cronometragem. Antes o juiz de saída dá dois comandos: "Aos seus lugares!" e "Prontos!"
Bloco de saída: Dá maior impulso e velocidade ao arranque do corredor. A distância entre os blocos é regulável para adaptar-se à estrutura física e à técnica de largada do atleta.
Provas de Velocidade
• 100 m rasos
• 200 m rasos
• 400 m rasos
• Revezamento 4 x 100
• Revezamento 4 x 400
Saída: com forte impulso e o torso inclinado, perto do solo.
Aceleração: joelhos no alto, braços movendo-se rapidamente de cima abaixo, com o corpo erguido.
Final: ereto, corre sobre a ponta dos pés. A passagem do torso determina a chegada.
Provas com Obstáculos
• 100 m com barreiras
• 110 m com