Atleta
Introdução
A globalização da economia aumentou a competitividade das empresas na busca de espaços mercados internacionais, principalmente nos países emergentes, e a abertura da economia brasileira na década de 90 inseriu o Brasil neste contexto, como grande mercado potencial e também como economia crescente em busca de mercados e do capital de outros países.
Diante deste cenário, viu-se a necessidade de evoluir o controle e otimização sobre os processos existentes dentro das empresas, focando notadamente a denominada filosofia do Lean Manufacturing. No Brasil a redução dos desperdícios revendo a necessidade de investimentos em tecnologia e recursos, e tem como beneficio o aumento da eficiência da produção o que aumenta a competitividade dos produtos nacionais e amplia a atuação das empresas nacionais no mercado externo.
Neste contexto, a globalização e a facilidade de acesso às informações através da internet têm papel fundamental, pois contribuem para a divulgação das ferramentas e metodologias utilizadas em outras partes do mundo, ou seja, torna o benchmarking mais acessível.
O exemplo de maior sucesso que integra a melhoria de processos e a veiculação desta metodologia é o sistema Toyota de Produção. Dele se originaram várias ferramentas e metodologias de controle e melhorias nos processos, tornando este sistema o mais difundido nas empresas pelo mundo. Este sistema foi criado após o fim da segunda guerra mundial de onde o Japão saiu derrotado e com a economia comprometida. Para fazer frente à produtividade e a competitividade dos produtos americanos no mercado automobilístico nacional e internacional o sistema Toyota de Produção foi criado. O resultado deste esforço foi consolidado nos últimos anos quando a Toyota passou a ser a maior montadora do mundo ultrapassando as grandes americanas (GM - General Motors e Ford).
Dentre as ferramentas e metodologias consolidadas e adotadas no controle dos processos operacionais destaca-se o Mapeamento do