Atlas Parasitologico
ATLAS PARASITOLÓGICO
ATLAS
PARASITOLÓGICO
NEMATELMINTOS
NEMATELMINTOS
São vermes de corpo cilíndrico, alongado, afilado em cada uma das extremidades e não segmentados. São triblásticos, pseudocelomados, prolostômicos e os primeiros animais a apresentar sistema digestório completo possuindo boca intestino e ânus.
As maiorias destes vermes possuem vida livre no solo e na água, outros são parasitas de plantas e animais. Alguns nematodas passam o ciclo de vida inteiro, do ovo ao adulto maduro em um único hospedeiro. Eles não apresentam sistema circulatório ou respiratório, as trocas gasosas nestes animais ocorrem através de um processo chamado difusão.
A maior parte das espécies é dioica. Os machos são menores que as fêmeas e possuem uma ou duas espículasrobustas em sua extremidade posterior. As espículas são usadas para guiar o esperma ao poro genital feminino. O sistema excretor é formado por órgãos típicos em forma de H. Trata-se de uma célula que percorre o corpo dos animais e tem um poro excretor central que se abre na região ventral e elimina através da parede corporal. O sistema nervoso é ganglionar e ventral um anel nervoso (anel perisfágico) de onde partem cordões nervosos que se estendem ao longo do corpo do animal. A captação de estímulos externos se dá por células sensoriais presentes na epiderme. São animais dioicos eu apresentam intenso dimorfismo sexual.
As infecções por nematodas em humanos podem ser divididas em duas categorias: aquelas em que o ovo é infectivo e aquelas em que a larva é infectiva.
Os alimentos ingeridos por estes animais seguem por mão única ou seja caminham em apenas uma direção.
Possuem boca e ânus em extremidades opostas.
Possuem sexos separados, ou seja há uma fêmea e um macho.
Estes animais realizam fecundação somente internamente ao hospedeiro.
Ascaridíase
A. Etiológico_ Ascaris lumbricoides
Forma