Atlas Hematologia
Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem
Curso de Graduação em Farmácia
Disciplina: Bioquímica Clínica I
Casos Clínicos – Enzimologia clínica, Distúrbios hidroeletrolíticos, Distúrbios do equilíbrio ácido-base.
Caso1
Paciente de 76 anos de idade, sexo masculino, branco foi internado no HU para realização de cirurgia não-cardíaca. Várias horas depois do pós-operatório passou a apresentar mal-estar e dor no peito. Exames laboratoriais revelaram aumento das enzimas cardíacas creatina quinase
(CK total e CK-MB) no plasma, consistente com um infarto do miocárdio.
Responda:
a) O que são isoenzimas? Qual é a importância das isoenzimas para o diagnóstico clínico?
b) No caso em questão por que as enzimas CK e CK-MB estavam aumentadas?
c) Quais os tipos (isoformas) da enzima lactato desidrogenase (LDH). Explique como a avaliação desta enzima poderia auxiliar no diagnóstico deste paciente?
Caso 2
Um homem de 52 anos apresentou-se no setor de emergência com forte dor no peito, sintoma presente há uma hora. Previamente, ele já havia passado pela clínica cardiovascular e também tinha uma história de 2 anos de angina durante o esforço. Que testes específicos você solicitaria do laboratório de bioquímica?
Caso 3
Uma paciente de 80 anos apresentou, durante o período de ressuscitação após uma parada cardiorrespiratória, valores de pH sanguíneo em 7,0 e pCO2 de 52mmHg. A concentração de bicarbonato era de 11mmol/L e a pO2 era de 91mmHg enquanto o mesmo recebia ventilação com 48% de oxigênio. Valores de referência: Ph sanguíneo = 7,36-7,42; PCO 2 = 33-45mmHg; bicarbonato = 21-28mmol/L; PO2 = 80-110mmHg.
Baseado no caso responda os itens que seguem:
a) Explique o aumento nas concentrações de íons hidrogênio plasmático;
b) Qual a contribuição que a terapêutica de oxigenação forneceu para a melhoria do equilíbrio ácido-base deste paciente;
c) Explique os valores de PCO2 encontrados neste paciente;
d) Citar os