Atlas de Hematologia
Técnico em Análises Clínicas
Professora: Geane
Atlas de Hematologia
São Gonçalo
Janeiro, 2014.
Introdução
Hematologia é o ramo da medicina que tem como função o estudo do sangue, seus distúrbios e doenças. Estuda seus elementos figurados como os glóbulos vermelhos (hemácias), glóbulos brancos (leucócitos) e plaquetas, além deestudar os órgão onde são produzidos, como a medula óssea o linfonodo e o baço.
Os médicos que se especializam nesta área e fazem exames de sangue são chamados hematologistas. Eles tratam de pessoas que tem doenças no sangue ou distúrbios nos tecidos ou órgãos que produzem o sangue.
Existem várias doenças relacionadas ao sangue, as mais conhecidas são a anemia, hemofilia e a leucemia.
Abaixo, o esquema representa um vaso sanguíneo, com as células encontradas no mesmo, as quais discutiremos e apresentaremos posteriormente.
Fig. 1: Esquema representativo do vaso contendo as células sanguíneas, que compõe a serie branca e vermelha.
1 – Hematopoiese
Constitui o processo de formação, desenvolvimento e maturação dos elementos figurados do sangue (eritrócitos, leucócitos e plaquetas) a partir de um precursor celular comum e indiferenciado conhecido como célula hematopoiética pluripotente, célula-tronco ou stem-cell. As células-tronco, que no adulto encontram-se na medula óssea, são as responsáveis por formar todas as células e derivados celulares que circulam no sangue. A imagem abaixo retrata a sequência de desenvolvimento dos diversos tipos de células sanguíneas formadas.
Fig. 2: Imagem representativa da hematopoiese, com os diversos tipos celulares nos seus diferentes estágios de formação.
2 – Série Vermelha
O estudo da série vermelha do hemograma é composto da análise conjunta da hematimetria, hematócrito, hemoglobina, índices eritrocitários, contagem de reticulócitos e da avaliação do esfregaço de sangue periférico