Atlantic Computer
PÓS EM MARKETING
Fichamento de Estudo de Whole Foods Market
Henrique Barros Mainardi Silva
201411059026
Trabalho da disciplina Gestão de Produtos e Marcas Sustentáveis
RJ/2015
Em 2005 a Whole Foods Market, Inc havia se tornado a maior rede de alimentos naturais do varejo americano, contando com 175 lojas e empregando cerca de 38.000 pessoas. Suas lojas tinham boa localização e seu valor estimado era de $8700 por metro quadrado e margem bruta de lucros de 38% e líquida 3%, em comparação com sua concorrência que tinha média de $4,300 por metro quadrado, margem bruta de 28% e líquida de 2,5%. O sucesso da Whole foods atraiu concorrentes para um mercado que já se estabelecia em U$30 bilhões, em torno de 5% do mercado de varejo nos EUA.
Fundada em 1977 por John Mackey, a Whole foods foi estabelecida como uma empresa que aplicava a hierarquia de Maslow das necessidades humanas, que dizia que “uma vez que a sua necessidade de segurança alimentar fosse atendida, seres humanos poderiam aspirar a satisfazer sua necessidade de pertencer a um grupo ou a uma comunidade e sua necessidade de beleza”. Suas lojas foram projetadas de forma que cada loja nova loja, deveria ter uma área de estar confortável que permitisse ao cliente uma pausa rápida, tendo como ponto forte a ênfase na degustação e na amostragem dentro das lojas, desta forma, promover seus produtos.
Sua primeira loja não vendia apenas produtos orgânicos, mas também carne sem hormônio, sorvetes, milho em flocos e chocolate sem conservantes. Em 1980 a Whole Foods adquiriu quatro lojas e construiu mais sete, tornando-se uma das maiores cadeias de alimentos naturais dos EUA. Em 1992 lançou uma oferta pública inicial e arrecadou cerca de U$23 milhões. Se aproveitou da indústria fragmentada de produtos naturais e adquiriu diversos estabelecimentos de comida natural locais, o que lhe deu acesso a mercados regionais, inclusive almejando a inserção em mercados dominados pela