Atl Ntico Negro
1_Do que se trata este vídeo documentário?
R: O documentário se trata de uma apresentação da importância da cultura africana na consolidação da cultura da sociedade brasileira. Mostrando de forma perceptível as contribuições em todos os sentidos, visto que na travessia do Atlântico o povo africano trouxe em seu coração e na lembrança religião, crença, costumes, comidas, ritmos, etc. para o Brasil, assim contribuindo para o enriquecimento da nossa cultura, que hoje vemos semelhanças com os africanos.
4_Por que Atlântico Negro?
R: Atlântico Negro pode se dar pelo fato da grande quantidade de negros vindos da África para o continente americano, mas especificamente no Brasil, continente este que fica dividido do continente africano pelo oceano atlântico, lugar por onde eram transportados os escravos durante a escravidão.
5_Comente a afirmação de que “não se pode entender o Brasil se não se entender as relações entre “África e o Brasil””.
R: Essa afirmação se remete ao fato da cultura brasileira ter sido criado em cima de outras culturas, sendo uma delas a da áfrica, de modo que sabemos que na época da colonização os portugueses faziam o trafico de negros africanos para o Brasil os trazendo nos porões dos navios apenas com a roupa do corpo, isso para eles não terem lembranças de suas vidas antes, mas estes portugueses ingênuos não percebiam que dentro de seus navios vinham ideais, crenças, vontades, uma cultura completa. Desde a época da colonização do Brasil se tem um fluxo e refluxo de trocas culturais entre africanos e brasileiros, dessa forma conseguimos entender essa afirmação pelo fato de que a relação entre Brasil e África é muito forte, tanto da vinda de africanos desde a escravidão como o retorno desses africanos de modo a levar um pouco da nossa cultura para eles. Assim parte da base fundamentada da cultura brasileira veio da África, de forma que não se separa a África do Brasil.