Ativos intangiveis
Ativos intangíveis, ou bens intangíveis, são aqueles que não podem ser tocados ou vistos, pois são incorpóreos. Podemos defini-los, em termos práticos, como aqueles que possuem valor ecônomico , mais carecem de substânfcia física.
Com base nessas definições, podemos exemplificar alguns tipos de ativos intangíveis :
- Marcas;
- Patentes;
- Licenças;
- Softwares;
- Contratos;
- Domínios de internet.
Esses Ativos não refletem nas demonstrações financeiras, porém, se transformam em benefícios quando são associados a alguma atividade ou ação da empresa, como por exemplo, uma marca que reflete em resultados positivos de vendas de um novo produto.
Os ativos intangiveis vem constantemente aumentando seu grau de importância nas organizações, principalmente naquelas que possuem alto valor agregado aos seus produtos e serviços. Por essa razão, encontrar maneiras de identificá-los e mensurá-los tornou-se de extrema importância.
2) Registro
Existem regras para que possa ser feito o registro no subgrupo de ativo intangível. A empresa deverá ter seus ativos além de incorpóreos, separáveis, sendo assim, é possível distinguir o ativo da empresa, e, deste modo vender, transferir, licenciar, alugar ou trocá-lo, seja o mesmo individualmente ou em conjunto, ativo ou passivo relacionado.
Para efetuar o registro contábil do ativo intangível, incluindo o goodwill, esse deverá continuar a ser feito pelo seu custo de aquisição, desde que esse custo possa ser mensurado com segurança e não por expectativa de valor de mercado.
3) Formas de Avaliação
Antigamente, quanto mais antigo e usado um bem, maior era seu valor, porém com o tempo isso foi mudando, e com a evolução da econômia começaram a surgir a necessidade de criar critérios para o desenvolvimento das relações comerciais, fazendo com que todos usassem uma linguagem universal para avaliar os bens.
Logo a avaliação econômica dos bens